quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Procurando emprego..

Gente, uma coisa é procurar emprego em  Berlin, Munique, Hamburg.... outra coisa bem diferente é procurar em uma cidadezinha minúscula, na divisa com a Suiça, onde o idioma falado é o Alemanisch.
Bom, não é bem assim, emprego tem: fábricas, supermercado e Mc Donalds/Burger King. Mas eu tinha a ilusão de que com o reconhecimento do meu diploma (Reconheci meu diploma de Turismo com ênfase em Management e Ecoturismo aqui na Alemanha pela bagatela de 100 €), pelo menos facilitaria a entrada no mercado de trabalho alemão na minha área...ledo engano.
Como quem não arrisca, não petisca, lá fui eu mandar currículos e correr atrás. Algumas vagas busquei na internet mesmo em sites de busca e outras encontrei no site do Arbeitsamt após me inscrever e fazer uma entrevista aqui na minha cidade.
Ich habe mich bewerben em 3 vagas e fiz um initiativbewerbung no núcleo de Turismo da região.

Vamos lá:
-Atrás da porta número 1: Agência de Viagens aqui na minha cidade mesmo
vaga: agente de viagens

-Atrás da porta número 2: Uma empresa que faz artigos para cozinhas industriais
vaga: call center trilingue

-Atrás da porta número 3: Hotel na Floresta Negra
vaga: recepcionista

-Atrás da porta número 4: Núcleo de Turismo da região
vaga: não tinha

Todos responderam meus e-mails e 3 me chamaram para entrevista ( 1, 2 e 4)

O Hotel disse que a vaga já tinha sido preenchida mas que se eu quisesse ser zimmermädchen (camareira)
poderia fazer uma entrevista, eu não quis.
Fiz uma entrevista na agência de viagens e o dono me convocou para um praktikum (estágio) de 3 dias.
Após os 3 dias de estágio ele disse que me escolheria se eu resolvesse fazer o Ausbildung de agente de viagens, portanto teria um salário contrato de Ausbildung e estudaria 2 anos, eu não quis (não queria de jeito nenhum fazer Ausbildung).
A entrevista na empresa de cozinhas industriais foi feita em alemão, espanhol e inglês. Cada vez que a chefe de recrutamento estalava o dedo, a língua trocava. Apesar de achar que tinha me saído bem, a resposta foi negativa alegando que meu alemão não era suficiente, e eu (leia-se a empresa) poderia ter problemas com a emissão equivocada de pedidos etc.
O núcleo de Turismo da região me chamou pra tirar uma com a minha cara, afinal não tinha vaga (eles sabiam, eu sabia), e após 45 minutos de conversa e o quanto meu currículo e as línguas que eu falava eram interessantes, o comentário final foi: nessa região você só precisa falar três línguas: Alemão, Alemanisch e Schweizer Deutsch (alemão, dialeto da região e alemão suiço).
Choro ou dou risada?

No fim acabou aparecendo um trabalho temporário de Betreuung em um Integrationskurs para mães, que íam para o curso e deixavam as crianças comigo e mais uma senhora por 4 horas. Eu gostei bastante, afinal, gosto de crianças e aqui já fui babysitter e au pair mädchen. Mas, o trabalho era temporário (a menina que trabalhava lá estava 2 meses fora para um curso) e acabou.

Continuei buscando (e ainda continuo), mas não encontrei nada fixo até agora.....

2 comentários:

  1. poxa, é dificil mesmo! já é pra pessoas formadas e que reconhece o diploma aqui e imagina pro pessoal que quer vir trabalhar aqui com a cara e a coragem! eu recebo muitos emails de pessoas querendo trabalhar aqui, mas a maioria nao tem formacao em nada, nao fala alemao, nao tem dinheiro e nem visto... assim so um milagre mesmo!
    Mas continue, nao desista, se deus quiser vc encontrará algo que vc goste :)

    ResponderExcluir
  2. Olha sem alemão e sem visto já acho Missão Impossível!!
    Sim, a esperanca é a última que morre e brasileiro não desiste nunca! hahahaah Obrigada :-)

    ResponderExcluir