quinta-feira, 1 de março de 2012

Führerschein (carteira de motorista)

Com muito tempo livre durante a busca por emprego, resolvi usar esses 2 meses que faltavam até as férias (Novembro de 2011 a Janeiro de 2012 : BRASIL) para fazer minha carteira de motorista.
Já estava muito brava por ter que fazer a prova teórica e prática de novo na Alemanha, mas visto que não tinha outro jeito e pensando no futuro, resolvi ceder.
Quando descobri que poderia fazer a prova em Português dei pulos de alegria! Essa alegria durou até o material chegar....
Nunca pensei que o Português de Portugal pudesse ser tão complicado e que os nomes de tudo fossem tão diferentes do nosso Português brasuca. Pois é sim.. Nas primeiras semanas estudava só pra identificar o que era o quê pelos nomes, pra depois começar a memorizar as perguntas e respostas.
Quando terminei de estudar todas as perguntas, comecei a fazer os simulados na internet e pra minha surpresa não passava em quase nenhum! Me sentia a criatura mais burra do Universo e depois de umas loucuras crises (contando jogar os livros na parede e dizer que não me importava com a carteira de motorista e não tinha problemas em andar de ônibus ou trem), resolvi dar um gas e estudar sistematicamente e diariamente por duas semanas até a prova teórica.

pausa
Eu tenho carteira de motorista no Brasil desde 2005, de 2005 até hoje posso contar em duas mãos todas as vezes que dirigi um carro! Em São Paulo me estressava demais com o trânsito e preferia fazer tudo de metrô; na Alemanha em 2009 como au pair no fim do mundo dorf, usava o carro pra levar e buscar as criancinhas no kindergarten e até que gostava (já que não tinham nem carros ou pessoas hehe na região), mas considerando a minha vasta experiencia, sabia que seria trabalhoso tirar essa bendita carteira.

continua
No dia da prova estava bem nervosa, mas tinha estudado tanto que estava confiante e se não passasse ía ficar bem frustrada. A prova se faz em um computador e a gente fica sabendo o resultado na hora.
Eu fui a última a sair da sala, li e reli a prova 2 vezes e com segurança cliquei em terminar.
Resultado: passei e saí feliz da vida da sala :-)
Até aí nenhum problema...era estudar, memorizar e passar...o meu pavor medo era a terrível prova prática!

No Brasil passei na primeira terceira vez, e não me orgulho disso :-/
Já com o spicológico abalado com tantas lembranças (nossa que dramaaaa), marquei minha primeira aula prática, que até que não foi um bicho de sete cabeças.
No total fiz 10 aulas práticas com um professor muito simpático e paciente que só me encorajou a me sentir segura e apta pra marcar a data da prova.
No dia da prova eu suava, mas suava sem controle. Fiquei com uns bigodinhos de suor de dar medo, e as pernas tremendo. Como requisitos obrigatórios (Na prova prática pode-se pedir 2 dos 5 requisitos obrigatórios que treinamos e aprendemos nas aulas práticas: -estacionar entre dois carros, -estacionar dando marcha ré ao lado de um carro, - freio de emergencia (bremsengefahr), -mudar de direcao em reverso e - mudar de direcao como voce quiser), tive que fazer o bremsengefahr e estacionar em reverso (quase morri e fiz esse exercicio com lágrimas nos olhos de medo de não conseguir) e depos de suar toda agua do meu corpo, terminei a prova e fui aprovada.
Fiquei extremamente feliz por ter passado na primeira vez e com uma sensação de dever cumprido :-)
Agora faltava pouco para as férias de dois meses no Brasil e eu só pensava em relaxar :-)

2 comentários:

  1. Nossa Júlia, todo mundo fala tanto dessas provas para tirar carta de motorista, que eu estou começando a ficar com medo agora já, rsrsrsrs....
    Eu não me vejo sem carteira de motorista, e muito menos sem carro, apesar de que na Alemanha todo o transporte público funciona de verdade, diferente de SP, como você mesma deve saber!!
    Fico feliz que vc tenha conseguido de primeira!!
    Beijo e até mais!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Julia,

    Como vai?

    Moro na Alemanha ha 1 ano, aqui no Sul e vc?

    Menina, orgulhe-se de vc, passar nas duas provas de primeira na Alemanha nao e moleza nao, rs...Estou em processo de tirar a CNH, na próxima sexta farei a prova pratica e vc? Alguma dica para eu aprender a estacionar de re? Socorro! Rs...
    Passei na teorica na segunda tentativa e ja tinha CNH no Brasil...

    Um beijo e obrigada,
    Marianna

    ResponderExcluir